Douglas Aparecido/Faop

Tapete devocional criado pela Faop na Semana Santa 2012

Tapete devocional criado pela Faop na Semana Santa 2012


De 21 a 25 de novembro, o Mercado Central de Belo Horizonte vai receber um pouquinho de Ouro Preto em suas instalações. Diversas instituições se uniram para expor atrativos culturais e turísticos ouro-pretanos em um espaço privilegiado da capital mineira. E a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), entidade ligada à Secretaria de Estado de Cultura, participa dessa iniciativa que pretende atrair ainda mais visitantes para a tricentenária Vila Rica e valorizar a arte e a cultura local.

Para ambientar o espaço com os costumes ouro-pretanos, a Faop levará à capital mineira os seus projetos Tapete+Arte, Tapume+Arte e o Armazém dos Ofícios. Com o Tapete+Arte, a fundação faz uma releitura dos tradicionais tapetes devocionais feitos de serragem na Semana Santa. O Tapume+Arte transforma aqueles tapumes de construções em tela para a criação de desenhos e pinturas. Para o evento, a equipe artística da Faop preparou obras com a temática natalina. Já o Armazém dos Ofícios é um espaço destinado à comercialização das linhas de produtos desenvolvidos pelos alunos, professores e artistas da Faop.

Mostra de fotografias, de joias confeccionadas pelos alunos do Curso Técnico de Joalheria do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto(IFMG-OP), cachaças e doces típicos, peças de arte e artesanato, além de estandes sobre o município serão um convite para turistas desvendarem a história, as riquezas, as tradições e a contemporaneidade de Ouro Preto. A programação fica completa com a exposição de bonecos do Grupo Candongueiros. Todos os dias haverá sorteios de diárias, passeios turísticos, jantares, almoços e kits promocionais.

Tudo isso para mostrar aos mineiros e demais visitantes do mercado a Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Ouro Preto é um dos destinos turísticos mais conhecidos no mundo. Localizada a 96 km da capital mineira, a cidade conta com diversos atrativos turísticos, como igrejas e monumentos seculares, museus, galerias de arte, parques e cachoeiras, manifestações culturais, eventos, além da diversidade cultural e ambiental dos distritos.

“Ouro Preto no Mercado Central”é uma realização do Sesc-MG e do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), do Instituto Estrada Real, da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto(Aceop), do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto (IFMG-OP), do Trem da Vale (FCA) e do Sistema de Museus.

Mercado Central

Com 83 anos em funcionamento, o Mercado Central de Belo Horizonte é um dos espaços mais procurados do Estado, comercializando os mais variados ingredientes, artefatos, apetrechos, alimentos e até bichos de estimação. Hodiernamente, o local recebe uma média de 32 mil pessoas por dia, chegando a 58 mil visitantes aos sábados.

O Mercado Central fica na avenida Augusto de Lima, nº 744, Centro de Belo Horizonte. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, de 7h às 18h, e aos domingos e feriados, de 7h às 13h.

Advertisements