Omar Freire/Imprensa MG

Anastasia ressaltou que o Valores de Minas é um dos mais belos projetos sociais do Governo de Minas

Anastasia ressaltou que o Valores de Minas é um dos mais belos projetos sociais do Governo de Minas


O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta sexta-feira (7), no Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, em Belo Horizonte, o prédio do Núcleo Valores de Minas, projeto social que oferece a jovens mineiros oficinas artísticas e culturais. Durante o evento, foi assinado termo de cooperação técnica, em parceria com o Sistema Fecomércio Minas – por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para a implantação do Núcleo de Criação e Design, que também será instalado no Plug Minas.

“O Valores de Minas é um dos mais belos projetos sociais que temos no Governo do Estado. Antigamente, esse era um espaço marcado por muita tristeza. Hoje, felizmente, no Plug Minas só há alegria, só há disposição, só há conhecimento, só há aprendizagem e, sobretudo, há esperança, o que não havia no passado. Hoje é um local de muita fé no futuro de nossos jovens”, disse o governador, ao relembrar que o espaço, hoje ocupado pelo Plug Minas, já foi sede de uma Febem.

O Estado investiu R$ 3,5 milhões na construção do novo espaço do Valores de Minas, que tem capacidade para atender 500 alunos por ano. O objetivo é atender melhor à demanda dos estudantes e abrigar as turmas de música, dividida em canto, harmonia e percussão, e artes visuais. Com 900 metros quadrados, sua estrutura conta com laboratórios de fotografia e multimídia; estúdios de áudio para banda, canto e percussão; ilha de gravação; depósito de material cenográfico; atelier de artes visuais; e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais.

Ana Paula Souza Abreu, de 19 anos, faz percussão no Núcleo do Valores de Minas e falou sobre a importância do programa para a vida de tantos jovens.

“Ser uma aluna do Valores de Minas é um crescimento pessoal muito grande. O convívio com as pessoas é ótimo, muitas delas até mais novas do que eu, tanto eles aprendem comigo, quanto eu aprendo com elas. Os professores e mestres são muito bons”, afirmou a jovem, que pretende seguir carreira artística.

Os destaques da nova instalação são três estúdios profissionais para os estudantes de música, que serão utilizados como sala de aula e para a realização de gravações de áudio de alto padrão. Com isolamento acústico e sistema de ar condicionado que não gera ruídos, o local possibilitará a realização simultânea das aulas das três modalidades, cada uma em seu espaço, mesmo com os estúdios localizados um ao lado do outro.

Núcleo de Criação e Design

Para a implantação do novo núcleo, serão investidos R$ 1,7 milhão, com inauguração prevista para 2014. A meta é oferecer aos jovens constituição e capacitação técnica em design de moda, criação e design de produto, e prepará-los para uma carreira profissional mais qualificada.

Por meio dessa parceria, o Plug Minas pretende oferecer 2.200 vagas por ano para os cursos de Técnico em Produção de Moda, Desenhista de Moda, Modelista, Costureiro, Moulage, Figurinista, Desenhista de Projetos Gráficos em Web, Web Design, Fotografia, Maquiador e Produtor Cultural. Com esse projeto, o Sistema Fecomércio Minas, por meio do Senac, integrará o rol de parceiros do projeto sob a chancela de Mantenedor Master.

“Esse curso que vamos oferecer em parceria com o Senac vai permitir que tenhamos uma constituição sólida e de qualidade dessa mão de obra, mas, fundamentalmente, vamos levar essas pessoas à possibilidade de um mercado profissional e econômico extremamente promissor, que é o mercado da moda. Minas Gerais está trabalhando muito na chamada economia criativa, que tem vários braços e um deles é a moda”, destacou Anastasia.

Núcleo Valores de Minas

Criado em 2005 pelo Governo de Minas e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), o programa oferece a jovens oportunidades de crescimento, por meio do teatro, circo, dança, música e artes visuais.

O programa, que já atendeu a cerca de 3.600 jovens, se transformou em um Núcleo do Plug Minas e, desde 2009, faz parte deste grande projeto. Até 2011, foram produzidos e apresentados sete espetáculos, aplaudidos por quase 34 mil pessoas e elogiados pelo público e crítica. São eles: “Delírio Barroco”, “Estrada dos Sonhos”, “Opara”, “Sempre Alegre Miguilim”, “Metrópole”, “O Herói e a Armadura” e “A Lira e o Tambor”.

Em 2012, foi produzido o “Ali(ce)ia”, oitavo espetáculo encenado pelos jovens do núcleo, que realizaram 13 apresentações abertas ao público, entre 22 de novembro e 2 de dezembro. A peça foi assistida por cerca de 4 mil expectadores e 500 jovens se envolveram com sua produção.

Plug Minas

Inaugurado em junho de 2009, o Plug Minas é um projeto do Governo de Minas criado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), e conta com gestão executiva da Oscip Instituto Cultural Sérgio Magnani.

Voltado para jovens de 14 a 24 anos, estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte ou Região Metropolitana, ou que já tenham se estabelecido na rede pública de Minas e residam em BH ou RMBH, o Plug Minas conta, atualmente, com oito núcleos: Valores de Minas, Oi Kabum!, Empreendedorismo Juvenil, Planejamento e Gestão, Caminhos do Futuro, Amigo do Professor, Inove – Jogos Digitais e Laboratório de Culturas do Mundo.

O Plug Minas atende a aproximadamente 1.700 jovens por ano. Além dos cursos oferecidos, o projeto realiza também uma série de atividades culturais e informativas que recebem cerca de 10 mil participantes por ano. Toda essa dinâmica ocorre em uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, onde funcionava uma unidade da Febem, já desativada e totalmente transformada para dar espaço à proposta inovadora do projeto.

Também participaram da inauguração a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus; a vice-presidente do Servas, Ana Campos; e o diretor regional do Senac Minas, José Carlos Cirilo. 

Advertisements