A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) abriu, nesta quarta-feira (02), as inscrições para o Festival Paradesportivo Regional de Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata. As inscrições são gratuitas, para atletas e profissionais, e terminam no dia 18 de maio.

O evento será realizado entre os dias 24 e 26 de maio. O festival tem por objetivo informar e capacitar os profissionais para as modalidades paraolímpicas, bem como e dar oportunidade para jovens vivenciarem a prática desportiva. Poderão participar da competição profissionais de áreas como as de educação física e fisioterapia e estudantes com deficiência física, intelectual, visual ou paralisia cerebral, com idade de 12 a 19 anos, obrigatoriamente matriculados nas escolas da rede pública, particular e/ou especial de ensino.

As modalidades oferecidas são as mesmas desenvolvidas nas Paralimpíadas Escolares: atletismo, bocha, goalball, futebol de cinco, futebol de sete, judô, natação, vôlei sentado e tênis de mesa e de quadra. Durante o festival, professores na área do paradesporto de Minas Gerais serão responsáveis pelas oficinas práticas das modalidades. Eles também irão coordenar a participação dos jovens para, posteriormente, selecionar, a partir dos resultados alcançados, os que participarão da Etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), em outubro de 2012.

O festival já foi promovido em Ipatinga e Timóteo, na Região do Vale do Aço. Outra etapa está prevista para junho, em Montes Claros, no Norte do Estado.