A Fundação Hemominas promove atividade para incentivar a doação voluntária de sangue no período de férias, nesta terça-feira (8), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, das 9h às 12h. A mobilização acontece no entorno do prédio do Hemocentro Regional de Juiz de Fora e visa convocar a população para doar sangue em um mês em que, historicamente, apresenta grande queda do número de doadores.

Com participação de um grupo de alunos do Projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC), uma parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e escolas públicas, serão distribuídas aos motoristas e pedestres garrafas de água. Nelas, foram anexados adesivos com a mensagem “Assim como a água, o sangue é um elemento insubstituível e fundamental à vida. É por isso que os pacientes precisam de você”.

Com gotas azuis e vermelhas estampadas nas garrafas, a ideia é simbolizar a relação entre água e sangue como elementos vitais para o ser humano e, assim, conscientizar e convocar a população para doar.

“A cada 15 minutos um paciente necessita de transfusão na região de Juiz de Fora. Esta atividade tem a intenção de evitar que algum paciente fique sem atendimento durante este mês”, complementa Ana Eliza Alvim, responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro Regional de Juiz de Fora.

Seja também um doador

Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, com idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.

Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está acessível no site www.hemominas.mg.gov.br.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar da Hemominas ou ligar para o 155. O hotsite www.projetonaveia.com.br também promove a interatividade e a participação, principalmente entre os jovens.

Advertisements