A servidora pública Luciana Mazzini, mãe do bebê Ígor, de 8 meses, inscreveu um projeto inusitado na premiação da Semana Mineira de Redução de Resíduos (SMRR), que aconteceu na última semana, em Belo Horizonte. Para tentar reduzir o impacto ambiental de seu próprio filho, ela substituiu as fraldas descartáveis por fraldas de pano.

“Pensei: vou ter um bebê, e um bebê gera muitos resíduos. Fiquei pensando se não teria uma alternativa para evitar que isso acontecesse. Lembrei que, quando eu era criança,  usávamos fraldas de pano e resolvi adotar essa prática”, conta a servidora.

Segundo um estudo feito pela ONG portuguesa Associação Nacional de Conservação da Natureza, nos dois primeiros anos de vida, uma criança utiliza de 800 a 1.000 quilos de fraldas descartáveis, feitas de plástico, celulose e gel. Elas não são recicláveis e sua decomposição leva cerca de 450 anos.

Luciana transformou a ideia num projeto ambiental inscrito na Semana Mineira de Redução de Resíduos. As cinco melhores ações desenvolvidas ao longo do evento serão premiadas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). Pessoas comuns, além de associações e ONGs, empresas, instituições de ensino, hospitais, instituições culturais e de atendimento ao idoso e da administração e autoridade pública puderam se inscrever. O resultado do concurso ainda não foi divulgado até a data desta publicação.

O objetivo da premiação é valorizar e encorajar práticas positivas e ações sustentáveis, que visam à prevenção e a redução de resíduos gerados pelos diversos segmentos da sociedade, além de incentivar transformações efetivas de atitudes e comportamentos dos mineiros em seu dia-a-dia.

Para a presidente da Feam, Zuleika Toquetti, a iniciativa pode estimular de Luciana pode estimular outras ações . “É uma ideia que pode sensibilizar outros pais e mães a, pelo menos, repensar seus hábitos. Temos um grave problema de destinação do lixo doméstico e isso faz com que as pessoas parem para pensar”, avalia.

Confira, no vídeo ao lado, uma reportagem especial sobre a ideia de Luciana.

Advertisements