Sectes-MG/Divulgação

Grupos vencedores receberam premiação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Grupos vencedores receberam premiação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior


Alunos de escolas públicas de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, que se destacaram no desenvolvimento de projetos com a temática empreendedorismo, tecnologia e redes sociais, foram premiados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Em solenidade realizada na Cidade Administrativa, os vencedores do Projeto de Inovação Tecnológica (Inotec) receberam certificado de participação, entregue pelo secretário Narcio Rodrigues. Eles foram premiados com tablets e pen-drives, além de um passaporte para visitar museus e outros pontos culturais de Belo Horizonte.

O Inotec é uma competição de caráter educacional, que teve o apoio do Governo de Minas, por meio da Sectes, do Polo de Inovação de Teófilo Otoni e do Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados (Teia).

Estudantes das escolas públicas de Teófilo Otoni desenvolveram seu espirito empreendedor, vivenciando novas experiências nas redes sociais, aplicando habilidades de trabalho em equipe, difundindo conceitos sobre ética e competitividade e ampliando a capacidade de compreensão sobre o papel da cooperação e da parceria social entre os alunos.

Para Narcio Rodrigues, todos ganharam com este projeto. “A premiação é apenas uma forma de estimular os jovens. Mas, o importante é que todos saem vencedores, já que ganham aprendizado ao participar do projeto criativo e desenvolver a oportunidade de atuar nesta ferramenta tão democrática que é a internet,” disse.

As alunas Rita Natielly de Souza, Amanda Vieira dos Santos, Marcílio da Costa Guedes e Ianka Marques de Sá, da Escola Estadual Alberto Barreiros, foram as vencedoras com o projeto Atitude Criativa, que aborda aspectos culturais do município.

“Para que as pessoas possam entender quem somos hoje, precisamos conhecer nossas origens, de onde viemos. Resolvemos criar um blog para divulgar aspectos de nossa cultura já esquecidos, depois divulgamos em outras redes sociais como twitter e facebook. Hoje, colhemos o resultado do nosso empenho no desenvolvimento do trabalho. Conhecemos pessoas e isso se refletiu na oferta de vaga de estágio em um jornal local,” afirmaram as estudantes.

Outros grupos também mobilizaram a comunidade no desenvolvimento de seus trabalhos. O Projeto Cultura = Arte + Oportunidade, dos alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Thayenne Azevedo de Souza, Helvércio Meireles Rhis, Paulo Tarso Farias Teixeira e Kaio Mota Neiva, foi apresentado a Câmara Municipal, que apoiou sua realização.

Já os alunos Matheus Gonçalves Ferreira, Kallel Silvano França dos Santos, Vinicius Santos e Jonathas Anastácio Quaresma Souza, da Escola Estadual Alfredo Sá, desenvolveram projeto ligado à preservação ambiental. O Projeto Infotec – Inovando Com Criatividade e Sustentabilidade, ficou em segundo lugar ao mostrar a realidade do lixão municipal e dos catadores de material reciclável.

“Acreditamos que um mundo melhor se faz com a união e participação de todos. Poucas pessoas conhecem o trabalho desenvolvido pelos catadores da cidade e por esta razão não descartam seus lixos da maneira adequada. O lixo separado gera renda e diminui a contaminação,” informou o estudante Matheus Gonçalves.

O espirito de equipe foi o ensinamento maior apontado por todos os estudantes. “A minha escola só teve dois projetos inscritos, quando o nosso passou pra segunda fase, o outro grupo aderiu a causa, ajudando na divulgação. Ver antigos rivais se transformarem em aliados foi uma experiência enriquecedora,” afirmou Rita Natielly.

Confira os premiados

1º colocado: Projeto Atitude Criativa, Escola Estadual Alberto Barreiro

Alunos: Rita Natielly de Souza, Amanda Vieira dos Santos, Marcílio da Costa Guedes e Ianka Marques de Sá

2º colocado: INFOTEC – Inovando com Criatividade e Sustentabilidade, Escola Estadual Alfredo Sá

Alunos: Matheus Gonçalves Ferreira, Kallel Silvano França dos Santos, Vinicius Santos e Jonathas Anastácio Quaresma Souza

3º colocado: Projeto Cultura = Arte + Oportunidade, Colégio Tiradentes da Polícia Militar

Alunos: Thayenne Azevedo de Souza, Helvércio Meireles Rhis, Paulo Tarso Farias Teixeira e Kaio Mota Neiva

4º colocado: Projeto Hisp@Ce Net – Parceiros da Cultura, Escola Estadual Clotilde Onofre De Campos

Alunos: Bruno Miranda, Kaique Ramalho de Souza Oliveira, Letícia Batista Rodrigues e Maiza Teodoro Rodrigues