O jornal espanhol El País e veículos de comunicação da Espanha e do Brasil deram destaque, neste domingo (20) e nesta segunda-feira (21), à escolha da culinária mineira para representar o país no Madrid Fusión, que acontece durante esta semana na capital espanhola.

“A cozinha convidada (para o Madrid Fusión) é da região de Minas Gerais, no Sudeste do país. Esta área, que deve seu nome às descobertas de ouro e prata exploradas pelos portugueses, desenvolveu sua própria linguagem culinária: a cozinha mineira”, explica a reportagem do El País publicada nesta segunda-feira (21).

No evento, 15 chefs mineiros foram convidados para levar a tradição às mesas espanholas onde sentam convidados estabelecidores de avaliação do mundo todo. “Frente aos cardápios das fazendas, os mineiros, preocupados com os metais preciosos, comiam pratos com frango, ovos, porco, milho ou verduras. (…) Sem deixar completamente de lado essa tradição, esta geração de cozinheiros se lançou à inovação, mostrando uma grande imaginação. Não só incorporam novos sabores às suas criações, contudo também aplicam a seus pratos técnicas contemporâneas, o que gera uma excelente culinária”, continua a reportagem.

O site espanhol Expansión.com também elogiou a escolha de Minas Gerais. “É uma das mais conceituadas do país, graças a sua qualidade e à ampla variedade de alimentos, muitos deles desconhecidos na Espanha. E o café é o produto destacado, graças às descobertas de seus novos usos no mundo dos pratos salgados”, explica. Além do café, a cachaça e o queijo de Minas são alimentos destacados para representar a culinária mineira no encontro.

Neste domingo (20), o jornal Estado de Minas publicou um caderno especial sobre o Madrid Fusión e, nesta segunda-feira, o diário deu nova reportagem sobre o tema.

O jornal Hoje em Dia deste domingo também ressaltou a escolha de Minas para representar o Brasil no evento, assim como o portal G1 e o site da revista Isto É, que afirmou que “ao representar o Brasil em um evento gastronômico mundial, o Estado do pão de queijo dá o primeiro passo para exportar sua culinária”.

Leia abaixo alguns exemplos em fac símile ou clique nos links acima para ver as reportagens disponíveis online.

El País

Expansión.com

Estado de Minas – Domingo (prévia)

Estado de Minas – Segunda-feira

Hoje em Dia – Domingo