A experiência do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) na organização do Concurso Nacional de Produtos Lácteos – que há 39 anos é realizado durante o Congresso Nacional de Laticínios, em Juiz de Fora – será empregada em dois eventos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Nos dias 18 e 19 deste mês os pesquisadores Fernando Magalhães e Daniel Arantes Pereira vão coordenar o Concurso de Queijos no município de Sousa (PB); e nos dias 24 e 25, será a vez dos pesquisadores Paulo Henrique Costa Paiva e Denise Sobral organizarem o 10º Concurso de Queijos Regionais do Nordeste, que será realizado durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), em Imperatriz (MA).

Os dois eventos são promovidos pelo Sistema Sebrae. No ENEL, produtos inscritos em três categorias estarão disputando o título de melhor queijo nordestino: Queijo de coalho artesanal e industrial, queijo manteiga artesanal e industrial destaque especial, explica Paulo Henrique Paiva, que coordena as atividades.

O treinamento dos juízes será feito pelo pesquisador da Epamig Adauto de Matos Lemos, que também irá proferir palestra no dia 26 sobre verticalização dos sistemas de produção artesanal e municipalização dos serviços de inspeção para um público estabelecido por prefeitos da região, empresários do agronegócio e produtores rurais.

Advertisements