A turfa (peat) é encontrada em todas as Ilhas Britânicas e é a utilização de turfa na indústria do whisky escocês que ajuda a produzir uma bebida que tem um sabor único no mundo dos espiritusA turfa é uma terra que consiste em grama, musgo, raízes de árvores, animais mortos e que  tornou-se fortemente compactada ao longo de milhares de anos.

 

Uso na indústria de uísque A turfa (peat) tem sido historicamente utilizada na indústria de uísque, e particularmente, em muitos lugares, como a única fonte consistente de combustível. O processo descrito a seguir é antigo e a utilização de turfa foi reduzida quando outros combustíveis, tais como carvão e electricidade se tornaram mais amplamente disponíveis. É agora restrito às ilhas da Escócia – é claro que eles agora têm fontes alternativas de combustível, contudo muitos dos whiskies permanecem bem conhecidos por seus sabores esfumaçados de turfa. Portanto, destilarias optaram por continuar a praticar o processo, a fim de manter os sabores distintos em seus uísques.

 

A turfa é cortada à mão usando ferramentas especializadas e do “sod” resultante é deixada para secar por cerca de duas ou três semanas. Após este tempo, a turfa é colhida e, em seguida, alimentado para a destilaria. Na maioria das vezes a turfa utilizada é local para a destilaria ou corte de terreno de propriedade da destilaria. Peat queimando debaixo do malte de cevada para parar de germinação (veja Como uísque faz  para uma explicação mais detalhada). A multidão está tão bem embalado e denso que queima por um longo tempo e com o calor constante e fumaça acre. Esta é a razão pela qual ele ainda é utilizado como combustível doméstico em partes da Escócia, especialmente as ilhas.

 

Características diferentes

 


A turfa é um dos motivos de destilarias diferentes terem características diferentes em seus uísques.  A f
umaça de turfa produzida contém produtos químicos chamados fenóis e estes fenóis  são absorvidos pela cevada maltada durante o processo de secagem em estufa. Os níveis de fenol são controlados pelo período de tempo em que a cevada é exposta ao fumo, a quantidade de fumo produzido e os ingredientes utilizados. O fumo  absorvido e incorporada  mantém-se durante todo o processo de fabricaçã do whisky até chegar ao consumidor.

 Sobre a turfa

turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas (turfa de altitude). É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, contudo também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão, através de emanações de metano vindo das profundezas e da preservação em ambiente anóxico. Por ser inflamável, é utilizada como combustível para aquecimento doméstico. Sua composição é definida como Substâncias Húmicas (Ácido Húmico, Ácido fúlvico e Humina) e Substâncias Não-húmicas. Substâncias Húmicas possuem estrutura química não bem definida, sabe-se que possuem sítios de adsorção compostos por grupos ácidos carboxílicos,cetona, hidroxilas fenólicas e alcoólicas. Já a Substância não-húmica é composta por estruturas bem definidas, como lignina, proteínas, etc. Por conter em sua estrutura estes grupos funcionais, é utilizada como adsorvente de vários metais pesados presentes em ambientes aquáticos e em solos, onde complexam esses metais, contribuindo para o equilíbrio do meio ambiente.

Advertisements