Estima-se que o número de línguas utilizadas no mundo inteiro seja de cerca de 7106, incluindo todos aqueles que têm usuários vivos, ainda que sejam poucos.  Não é possível definir o número como sendo absolutamente exato porque não se pode conhecer todas as línguas faladas em áreas remotas do planeta.

Estes dados foram fornecidos pela instituição que mais se dedicada ao tema, a SIL International, Dallas (Texas), que publica um relatório anual intitulado Ethnologue: Línguas do mundo.

De acordo com este estudo,  as línguas faladas hoje são divididas em 255 famílias de línguas diferentes, nas que se incluem 95 línguas isoladas.  Se estabelecem critérios básicos para determinar o status de uma língua, referindo-se a mútua compreensão, etimologia e gramática. São vinte as línguas faladas por mais de 50 milhões de pessoas. Por volta de 2100 terão desaparecido todas as línguas têm agora menos de 10.000 falantes.

90% das línguas já existentes já estão ameçadas, algumas sujestivas como o Cayapa do Equador, com pouco menos de 5.000 falantes; o walmajari, falado por somente 1.000 seres humanos no mundo; e o Zuni, na América do Norte, com apenas 6.000 usuários.

 

 

Advertisements