Há um substancial aumento das vendas do mercado de automóveis de luxo, que, de acordo com informações do Estadão, apresentou um crescimento de 18%, nos primeiros 4 meses de 2015.

A alta de vendas dos carros de alta gama repercute positivamente até para modelos especiais, que custam mais de R$ 700 mil e que por isso vendem poucas unidades anualmente, há sempre uma fila de espera de até 3 meses para compra em algumas concessionárias.

Os clientes desse tipo estão no ápice da pirâmide social e, normalmente, não têm impedimentos para comprar. Para esse segmento de consumidores, fatores como discrição, exclusividade e um atendimento especializado muitas vezes são mais relevantes que o próprio preço. Qualidade e marca também são determinantes para as decisões de compra. Mas além de particularidades em relação aos processos de consumo, esse tipo de cliente também necessita de cuidados extras com a segurança e a proteção do patrimônio já adquirido.  Muitos produtos possuem alto valor e os riscos de perdas financeiras em casos de roubo ou intempéries são grandes.

O seguro para carros de luxo

Na posse de automóveis de alto padrão, os proprietários tendem a se preocupar ainda mais com a preservação e integridade do veículo, uma vez que, justamente em função do valor do carro, imprevistos podem resultar em grandes prejuízos. Nesse sentido, o mercado segurador disponibiliza apólices específicas para atender exclusivamente a esta demanda de clientes.

O seguro para automóveis de luxo é voltado para pessoas de alto poder aquisitivo, uma vez que é oferecido para veículos com valor de mercado acima de R$ 150 mil. As apólices oferecem coberturas especiais, além de serviços personalizados e adequados às características de cada cliente e veículo. Nesse tipo de seguro, também é possível contratar diversas coberturas adicionais diferenciadas, que normalmente não são indicadas em apólices de carros populares, como coberturas para vidros especiais, blindagem, quilometragem ilimitada, despesas extraordinárias compatíveis com o tipo de veículo, ajuste no percentual de indenização em função de características particulares do automóvel e outras.

283631_Papel-de-Parede-Carro-de-Luxo-Ferrari-458_2560x1440[1]

Valor do seguro auto luxo

Sobre o preço do seguro para automóveis de luxo, Cardoso explica que diversos fatores são levados em consideração. As seguradoras especializadas analisam o ano e modelo do veículo, país de fabricação, custo de mão de obra para reparos, custo de importação de peças, valor da importância segurada, sinistralidade do veículo e seu segmento, etc. Depois dessa precificação do modelo, é feita uma análise do perfil de condutor e da região onde esse veículo será usado, além da frequência de utilização (eventual ou locomoção diária). A combinação dessas análises é o que determina a precificação final da apólice.

 

Advertisements