O Teatro Pérez Galdós é a principal zona de teatro da cidade espanhola em Las Palmas , a sede permanente do Festival de Ópera de Las Palmas Alfredo Kraus .

Ele está localizado a sudeste do distrito de Triana , perto do mar, na margem esquerda da foz do Guiniguada ravina . Este é um dos monumentos mais importantes da cidade e, depois de ampla reforma concluída em 2007 , um dos teatros mais modernos na Espanha.

Até o meados do século XIX , Las Palmas não tem um local adequado para realizar performances de palco . A ideia foi concebida para construir um de 1830 e o promotor mais determinada era Benito Lentini , pianista e compositor italiano que vive na cidade. A primitiva Cairasco Theatre , que foi erguido na praça do mesmo nome, foi encomendado ao arquitecto Santiago Bary , começando as obras em 1842 e terminando em 1845 . Este foi o primeiro teatro a ser construído na província de Las Palmas . No entanto, os limitados recursos financeiros disponíveis resultou em um recinto com deficiências construtivas suficientes, um mal que piorou quando, anos mais tarde, a sociedade do Gabinete Literário veio a instalar no mesmo edifício . Entre a falta de espaço e as deficiências da propriedade, logo tornou-se necessária a construção de um novo teatro .

Para fazer outras áreas da cidade onde o novo elevador foram considerados Coliseum , finalmente, optando não sem alguma controvérsia (próprio Galdós ridicularizado sua localização próxima ao mar) para um lote de propriedade de o município na boca de Guiniguada ravina . Como fez antes com Cairasco A constituíam ações da sociedade civil , a fim de levantar fundos do público para a construção do novo teatro . O projeto foi atribuído ao arquitecto Francisco Jareño e Alarcón ( Albacete , 1818 ) , que anos antes tinha projetado em Madrid o edifício da Biblioteca do Palácio e Museu , que agora abriga a sede do Museu Arqueológico Nacional e da Biblioteca Nacional .

Em 1862 eles começaram reuniões para levantar fundos entre os cidadãos, através do modo – chamado empréstimo patriótico , e em 1867 as obras, que durou mais de duas espacial começou décadas devido a problemas econômicos. Finalmente, o Coliseum iria elevar sua primeira cortina em 1890 , embora em 1888 o famoso tenor italiano Stagno tinha oferecido um show beneficente na fase provisória de um teatro ainda inacabado, que primeiro se tornou conhecido como New Theatre e, posteriormente, ser batizado no nomear Teatro Tirso de Molina . A razão pela qual foi nomeado após o dramaturgo Madrid ainda não está claro o suficiente, mas é verdade que o personagem tinha nenhuma ligação com a cidade de dedicar um edifício. Não era até alguns anos mais tarde, com a encenação da peça Electra , de Benito Pérez Galdós , representado com sucesso notável em 1902 , de modo que o teatro recebeu o nome de escritor grancanario, que até então já tinha alguma reputação e parecia mais consistente para dar seu nome para o teatro em sua cidade natal.

Na noite de 28 de junho de 1918 em um evento fatal veio a mover-se para a cidade de Las Palmas : um grande incêndio foi engordado com o teatro destruindo sua estrutura de madeira quase completamente. A Câmara Municipal teve de considerar a sua reconstrução em 1921 , desta vez com recursos próprios, e apelou para que Fernando Navarro e Massenet , arquiteto cidade naquele momento. Mas surgiram diferenças entre a equipe técnica, levou, em 1923 , a Câmara Municipal decidiu designar como o novo diretor das obras do arquitecto Miguel Martin Fernandez de la Torre , que completaram los entre 1925 e 1928 . Miguel Martin procurou a ajuda de seu irmão Nestor , artista e pintor , para decorar o edifício . Isso iria cuidar de realizar as pinturas sobre lona salão de Saint-Saëns , o teto do auditório, a frente do palco e projetar as janelas e as cortinas. Após as obras, o 28 como maypole 1928 foi realizada a primeira reabertura.

Reconstrução foi fiel para projetar Jarecki , que concebeu um edifício retangular de 70 por 30 metros, construída em pedra e tijolo , respeitando os limites impostos pelo sol que tinha deixado o anterior edifício , o que só poderia usar a sua fundações e parte da fachada norte. Dentro eles combinam elementos alhambristas e renascentista , com estilo do vitral art nouveau e pinturas modernistas de Néstor de la Torre. A propriedade é composta de um hall de entrada com acesso à escada para as bancas e duas escadas laterais que enfrentam para acessar o anfiteatro. O projeto perímetro das barracas e da boca do cenário destacou a curvatura dos parapeitos do anfiteatro e caixas. Combinaram francês, para os lados do proscénio , estão localizados em três níveis a partir do primeiro andar. Isto proporciona uma planta em ferradura muito típico dos teatros italianos.

Do lado de fora, o quarto é rematada com telhado de três águas, enquanto para a área do palco que escolhemos uma a duas águas que seriam demolidos anos mais tarde, juntamente com o resto da estrutura de palco, sobre o motivo das obras de reabilitação integral de 2004 . Nesta estrutura desapareceu envolveu o palco estavam em seus lados bastidores e atrás de outras unidades para a fase de montagem.

O edifício tem quatro fachadas de estilo arquitectónico Academic – classicista . O principal é composto por um corpo central, tudo de que construído em pedra de alvenaria, construída em gradiente de o pódio para marcar a entrada. O acesso principal foi resolvido usando cinco arcos de estilo renascentista feitas em alvenaria rusticada, que vêm para apoiar um outro conjunto de arcos separados por pilastras Ionic esse quadro os furos no primeiro andar; Para cúmulo de corpo em um sótão janelas de teto com frontões , separados também por pilastras. O resto da fachada é feita de paramento suave com florões e cornijas de pedra de cantaria, e repete o tipo de depressões e molduras do corpo central.

A última reforma datado de 1989 até a sua completa restauração realizado entre 2004 e 2007 , que procede à reforma completamente e restaurar o edifício inteiro e uma nova etapa toda casa aumenta. O edifício foi declarado de Interesse Cultural (BIC) com a categoria de Monumento pelo Governo de as Ilhas Canárias a 14 de abril de 1994 .

Advertisements