O sinal WOW é considerado um dos eventos mais intrigantes na busca da vida no espaço exterior. Em 1977, um pesquisador do SETII, o astrônomo Jerry Ehman, trabalhando no telescópio de rádio Big Ear da Ohio State University, ouviu um sinal extremamente forte vindo da constelação de Sagitário.

O sinal durou 72 segundos, e nunca mais foi ouvido. Foi apelidado de sinal de WoW depois que seu descobridor escreveu WOW com um ponto de exclamação em uma impressão de computador ao lado de uma representação numérica do sinal.

Muitos pesquisadores ainda acreditam que este sinal pode ter sido a nossa primeira intercepção de uma transmissão alienígena porque a análise dos dados descartou satélites, pois a fonte e os regulamentos na Terra não permitem as freqüências de transmissão na faixa escolhida pelo telescópio Big Ear de Ohio. Mas agora, o professor Antonio Paris do Colégio de São Petersburgo, ex-analista do Departamento de Defesa dos EUA, acredita que ele pode ter revelado o mistério desse famoso sinal.

Mysterious-WOW-Signal-Decoded-After-40-Years[1]O Sianl Wow!  gravado em 15 de agosto de 1977 © Big Ear Radio Observatory e North American AstroPhysical Observatory (NAAPO)

Em uma entrevista recente, Paris disse que procurou os arquivos em busca de outra possível explicação para o sinal de wow e encontrou dois “suspeitos”, 2 cometas passando próximos da Terra no momento em que o sinal de Wow foi gravado. Estes cometas, denominados 266P / Christensen e 335P / Gibbs, foram descobertos em 2006 e 2008, por isso não foram considerados possíveis motivos para o sinal em 1977, já que ninguém sabia de sua existência.

Eu sempre fui fascinado com astronomia, espaço e – mais importante – se existe vida no universo,

Ele disse ao Sunday Times.

Após 40 anos, o sinal de Wow era um caso esquecido que eu queria reabrir. Aqui temos uma cena do crime com uma data e hora, e uma pequena descrição do assunto.

Um cometa tem 3 partes básicas: o Núcleo, feito de pedra, ferro, poeira e uma variedade de produtos químicos congelados, incluindo água e gases. A Coma, quando o núcleo frio e sólido se aproxima do Sol, se aquece e, assim, o cometa começa a se transformar, expulsando água, poeira, gás e detritos que formam uma névoa difusa ao redor do núcleo. Um coma do cometa pode ter uma distância de algumas milhas de diâmetro para centenas de milhares. E, finalmente, a Cauda de poeira de um cometa. À medida que o núcleo e a coma se aproximam de nosso Sol, o cometa continua sua transformação liberando partículas e detritos mais pesados. O H2 (hidrogênio) quebrado pela luz solar UV forma uma grande nuvem de hidrogênio com um raio de vários milhões de quilômetros ao redor do núcleo.

Num novo artigo , publicado no início deste ano, Paris descobriu que a linha de hidrogênio e as nuvens de hidrogênio de 266P / Christensen e P / 2008 Y2 (Gibbs) eram responsáveis ​​pelo forte sinal de 1420 MHz do famoso sinal wow.

E há uma maneira de demonstrar sua teoria. Em 2017, o cometa 266P passará na mesma área (o grupo estrela Chi Sagittarii) novamente. Portanto, se a teoria de Paris estiver correta, então os cometas produzirão o mesmo sinal ou algo próximo da banda de rádio WOW.

Paris já arrecadou $ 18,455 (£ 12,925) de seu alvo de $ 20,000 (£ 14,000), que será usado para construir um telescópio apenas a tempo de ver os cometas passando por aquela área do céu.

Advertisements