Resultado de imagem para a hepatitis

O que é hepatite A?

A hepatite A é uma doença causada pelo vírus da hepatite A, que causa inflamação do fígado.

Anteriormente chamava-se hepatite viral. Geralmente, esta doença é leve em crianças, no entanto, a maioria dos adultos que contrai hepatite adoece a ponto de perder quatro a seis semanas de trabalho.

Quem pode contrair hepatite A?

Qualquer pessoa pode contrair hepatite A.

Como o vírus se espalha?

O vírus da hepatite A é encontrado nas fezes (fezes) de pessoas infectadas e geralmente é transmitido por via oral e fecal. A hepatite A pode ser transmitida através de alimentos preparados ou manuseados por uma pessoa infectada que não lava bem as mãos.

Também pode ser espalhado através de água contaminada com fezes humanas ou pelo consumo de ostras cruas. Outra forma de contágio é através do contato íntimo (doméstico ou sexual) e mudando a fralda para uma criança infectada.

Quais são os sintomas da hepatite A?

Geralmente, os primeiros sintomas são febre, perda de apetite, náusea, vômito e desconforto. Depois, há geralmente urina escura e icterícia (amarelecimento da pele e do branco dos olhos).

Em geral, a gravidade da doença aumenta com a idade e, provavelmente, crianças menores de três anos não apresentam sintomas, embora também possam disseminar a doença. A maioria das pessoas se sente melhor depois de uma ou duas semanas, no entanto, elas ainda podem se sentir cansadas por algumas semanas.

Resultado de imagem para a hepatitis

Com que rapidez os sintomas aparecem?

Normalmente, os primeiros sintomas aparecem em cerca de um mês, no entanto, eles podem se desenvolver a qualquer momento entre duas e seis semanas após a exposição ao vírus.

Por quanto tempo uma pessoa infectada pode pegar o vírus?

As pessoas são mais contagiosas durante as duas semanas anteriores ao início dos sintomas e podem continuar a transmitir a infecção cerca de uma semana após a icterícia.

Resultado de imagem para a hepatitis

Uma pessoa pode contrair hepatite A novamente?

Depois de uma infecção com hepatite A, uma pessoa não pode ser contagiosa novamente. No entanto, existem diferentes tipos de hepatite viral e o fato de estar infectado com hepatite A não significa que você estará protegido contra outro tipo de hepatite.

Qual é o tratamento para a hepatite A?

Não há tratamento específico para a hepatite A. Em geral, tudo o que é necessário é o repouso no leito. As pessoas infectadas também devem evitar o uso de álcool, drogas ou medicamentos (incluindo aspirina e Tylenol), sem primeiro consultar um médico.

O que pode ser feito depois de uma pessoa ter contato com alguém infectado com hepatite A?

A imunoglobulina (IG) é administrada a familiares de pessoas que têm hepatite A e pessoas que têm contato direto (incluindo sexo) com elas. A melhor hora para receber a injeção é dentro de duas semanas após o contato com a pessoa infectada.

A imunoglobulina não é recomendada para pessoas com contato limitado com uma pessoa infectada, como na escola, no trabalho ou em uma visita curta à sua casa.

Como você pode evitar a propagação da hepatite A?

A infecção por hepatite A pode ser evitada sempre lavando as mãos cuidadosamente após usar o banheiro ou depois de trocar uma fralda. As crianças devem ser ensinadas a lavar as mãos com água morna e sabão depois de usar o banheiro. Também é muito importante lavar as mãos antes de preparar a comida.

Hoje, a vacina contra a hepatite A está disponível nos Estados Unidos para pessoas a partir dos 2 anos de idade. Uma pessoa deve receber uma segunda injeção 6 a 12 meses após a primeira, para ficar completamente imune. A vacina é recomendada para todas as pessoas que viajam para uma área endêmica.

Recomenda-se que as pessoas que comem fora de casa, muitas vezes, as crianças que frequentam creches ou pessoas que exercem actividades consideradas de alto risco vacinadas contra a hepatite A. As pessoas que trabalham em creches ou manipuladores de alimentos Clark County deve ser vacinado contra a hepatite A.

Traduzido de https://www.southernnevadahealthdistrict.org/Health-Topics/the-five-types-of-hepatitis/hepatitis-a-infectious-hepatitis/hepatitis-a-hepatitis-virica/